quinta-feira, 11 de março de 2010

3 semanas de cirurgia

Bom, ando meio sem assunto, por isso tenho escrito pouca coisa aqui.... Sabe como é, ainda estou nessa dieta líquida dos infernos, tendo náuseas cada vez que tenho que encarar um prato de sopa, estou ficando obsessiva com a quantidade de água que tomo, e agora (que já como fruta amassada) também estou enlouquecendo com a consistência da comida que engulo... Ninguém merece!!
Por outro lado... No total já são 10 kg menos!!! Já até pareço gente de novo... Sem brincadeira, vi umas fotos do fim do ano e quase morri do coração: EU ESTAVA IMENSA! Não que esteja magra agora, mas estou menos gorda e com boas perspectivas...
Só de pensar que não vou passar outro inverno sem ter um casaco de frio que me sirva, já é grande coisa. E que possivelmente estarei entrando em antigas calças.. É quase um milagre!
Quando completar um mês coloco as fotos do antes e depois, pode deixar.
Enfim, estou já com a vida praticamente normalizada: trabalho, estudo, cuido da casa, etc.
Percebo que posso fazer tudo o que preciso e ainda consigo cuidar da minha alimentação. Era justamente isso que nunca havia conseguido, sempre os compromissos passavam na frente da dieta, nunca tinha tempo para cozinhar, então comia qq coisa (qq coisa calórica, óbvio!). Agora sou obrigada a ter esse tempo, me obrigo a planejar para ter tudo na hora certa, até porque não posso comer qq coisa.
Essa até agora tem sido a maior mudança, e já percebo que é a mais importante.
bjs

segunda-feira, 1 de março de 2010

Quase vivendo a vida nova...

Bom, o esforço já está mostrando resultados: estou pesando 94,6 kgs!! O pessoal já está notando diferença e eu já estou começando a entrar em algumas calças (de gorda) que não serviam mais. Me peso todos os dias, mas faço isso mais para saber se meu metabolismo já começou a ficar lento, ou se ainda tá dando conta.. Acho que está começando a ficar mais lento, já que estava eliminando em média 500gr por dia, e agora estou em 300gr por dia.
Eu não me chateio ou desespero com os resultados, sei que estarei MUITO mais magra em 6 meses, então o negócio é viver um dia de cada vez.
Procuro fazer a caminhada, ainda que leve, estou fazendo algumas coisas em casa, mas não pego peso nem faço esforço... Levando a vidinha da recupeção da cirurgia mais do que a vida nova que tanto quero. E sei que se fizer tudo isso direitinho vou viver como quero em algum tempo... Mas que torra a paciência tomar o protetor gástrico (o caríssimo Nexium) de manhã e em seguida o Supradyn (polivitamínico), ah, como torra!
Enfim, sigo com as orientações médicas até em relação à quantidade de água... Fui ao meu médico quinta feira passada e ele me deu uma bronca e disse que tenho que tomar os 2 litros... Eu concordo com ele, então passei a fazer o esforço e agora até isso faço direito!!
Deixa eu me explicar: eu sou o tipo de paciente que não faz quase nada do que o médico manda... (que feio!), acho chato, arrumo desculpa... Enfim, um desastre! Mas agora até eu estou fazendo tudo direito! Claro que o medo em função da cirurgia é um grande estimulante!
Mas eu estou a ponto de ter um troço cada vez que tenho que tomar sopa... De verdade, eu não aguento mais!!!!!!! Nossa, tá começando a dar nojo... Juro, eu adorava sopa, sempre fui fã, mas agora, depois de quase 15 dias, meu paladar está implorando por outros sabores e texturas...!
Na quarta tenho consulta com o nutri e espero que ele me ajude!!!!
bjs!

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Sonhos e dificuldades

Meu Deus do céu!! Eu sonho com comida todas as noites!!!! E o pior é que nos meus sonhos eu como bastante, e claro, a comida é uma delícia!!!
hahahahah
Só porque estou na dieta líquida a coisa desanda nos sonhos....
Mas não importa, porque eu estou firme e forte na nova vida que escolhi para mim!!
Ainda estou de molho em casa... O que me dá um pouco nos nervos, mas tudo bem, estou trabalhando pelo computador, então já ajuda a distrair um pouco... E me sinto melhor a cada dia, o que me dá confiança de estar no caminho certo...
Agora, alguém pode me contar se teve que aprender a fazer coisas básicas novamente?? Por exemplo, tem tanto gás subindo que nem sei mais como arrotar! Desculpe a sinceridade do termo, mas estou tendo dificuldade em digamos, ser discreta ao arrotar!
Isso é normal???? Porque a coisa tá feia minha gente...
bjs!

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Vida Nova!

Primeiro dia de borboleta!
Olha, não foi moleza não...!
Tomei o pré-anestésico às 16:00 e daí em diante não vi praticamente nada. Acordei lá pelas 21:30 e com dor. Só me lembro de dizer ao médico que sentia dor... Fiquei à base de morfina por algumas horas, a noite não foi das melhores: sentia dor nas costas e tinha medo de mudar de posição. Até que a enfermeira veio me ajudou a virar de lado. Aliás, que maravilha de enfermagem!!!!! Umas gracinhas, super atenciosas, não demoravam a atender meus pedidos, sempre muito educadas, ADOREI!!!
Tive muitas náuseas à tarde, quase vomitei, mas me deram um remedinho porreta que acabou com o problema. E agora estou com aquele incômodo característico na altura do estômago.
Penso que esse início deve ser o pior, que a cada dia vou estar melhor, até porque a cirurgia está muito recente e dolorida...
Hoje foi um dia um pouco assustador, nunca tinha feito uma operação antes, então não tinha idéia do que me esperava (acho que mesmo quem tenha sido operado antes não deve imaginar o que vem pela frente..!), ainda não sei o que me espera. É toda uma vida nova que se inicia, e eu pretendo viver um dia de cada vez.
Por hoje é só, estou cansada, vou dormir.
beijos

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Dieta Líquida

Pessoal, já estou meio cansada da dieta líquida, mas fazer o quê, né? Ainda tenho MUITOS dias de líquido pela frente....
Estou caprichando na sopinha, que o nutri disse que pode ser batida e coada, o que fica bom, nem é tão ralinha... E estou tomando Gatorade (que eu nem gosto tanto), sucos coados, gelatina, iogurte e leite (que tb não sou muito fã..).
Sinto falta de mastigar, mas não uma falta horrível, só uma saudade de triturar alimentos... Me sinto meio bebezona, tomando sopinha e babando (toda vez que tomo sopa sujo a roupa!!!). Estou com receio... Sei lá, como vai ser minha vida até tudo voltar ao normal? Como será meu novo normal? Vou sofrer muito nesse primeiro mês?
Ai ai ai...
Vão me abrir!!!! A única operação que sofri foi o parto do meu filho (que estava mal encaixado e não coroava), tive que fazer cesárea. Mas o estômago é tão delicado... Fico meio maluca pensando no encaixe do intestino delgado no estômago... Ai ai ai...
Eu sei que estou fantasiando muito, mas olha a cabeça da criatura aqui como funciona: já estou até ficando enjoada com a comida (não, não estou grávida!), como se estivesse recém operada! Pode???
Caso de hospício...
Mas todo esse papo de hospital nem me dá tanto medo... Tenho mais angústia de pensar em passar quase um mês só no líquido!!!!!!!!! Ai, isso é trauma, fui a um spa naturalista quando tinha uns 20 anos e passei uma semana só com 5 copos de suco por dia (supostamente deve desintoxicar), e quase enlouqueci de vontade de comer... Então fico com receio que essa nova experiência seja semelhante. Falei sobre isso com o nutri e o médico e ambos me disseram que não estarei limitada a 5 copos de suco por dia, e que não vou sentir fome com o estômago reduzido (aquele papo da grelina). Bom, isso me acalma um pouco, mas sei que só vivendo para saber como será.
Mas tem um lado legal disso tudo: familiares e conhecidos (conheço muitos gordinhos...) estão se animando em operar depois que eu tomei a iniciativa e resolvi operar! Bom, né? Vejo isso como parte de uma corrente: eu fui inspirada por muitas pessoas (especialmente blogs) e agora inspiro outras. Isso é legal, me sinto parte de algo maior: todos buscamos a felicidade, mesmo que seja momentânea.
Enfim, esse deve ser o último post antes da operação... Sei que amanhã só estarei pensando em deixar tudo arrumado para ir tranquila ao hospital (filho, cachorra, etc.), então aproveito para agradecer à todas que me apoiaram, deixando suas mensagens confortantes.
Tenho fé de que tudo irá correr bem e que esse será o início de uma fase muito feliz em minha vida.

Vou pedir ao maridão para tirar fotos e colocar aqui assim que puder.
Ai ai ai... Aí vou eu!
beijos

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Reta final!

Bom, fui ao nutri na sexta e ele fez um exame que mediu a porcentagem de gordura no meu corpo... Pasmem: 51,5%!!!!!!!!!!!!!!!
Ou seja, mais da metade da minha pessoa se compõe de gordura!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
É pra morrer de tristeza, ou o quê???
Depois, recuperada do susto, fui assim fazer a pergunta mais tonta, já que devo fazer dieta líquida nos 2 dias antes da ciru (16 e 17 de fevereiro): "Então, posso fazer minha despedida quando??"
hahahahah O meu nutri ficou bravo e praticamente disse um NÃO bem grande enquanto me mandava embora...hahahahah
Vamos combinar, o moço tem toda razão: não só não emagreci no pré, como ainda quero fazer despedida??? Além do mais, ele disse que não vai me torturar no pós... Então não tenho porque fazer despedida de nada... Ele bem que tem razão, não é?
Então desencanei de despedida... Estou comendo normalmente, sem loucura alguma, e amanhã começa a dieta líquida... Só precisaria começar depois de amanhã, mas eu fico com receio de ainda ter algum resto do bolo fecal no intestino.. sei lá.. Esses medinhos de última hora...
São os últimos 3 dias com o estômago que tive a vida toda... Isso dá o que pensar... "Engoli" muita coisa que agora já não estou disposta a engolir...
Pensando bem, realmente é hora de mudar... Tive a oportunidade de aprender muito até agora, mas sinto que é momento de dar um salto, superar algumas questões que me acompanham há muito tempo... O peso é uma dessas questões...
Eu já havia chegado a essa conclusão em terapia, percebi que a questão do peso me incomodava, me fazia perder muito tempo pensando em resolver e pouco tempo "tentando" resolver. Com a cirurgia vou começar a resolver. Finalmente!
Beijos à todas!

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

2ª consulta Dr. Libanori

Gente, ontem, antes de desabar a chuva  na Zona Sul de SP, fui à 2ª consulta com o Dr. Libanori no Einstein.... Tenho certeza que fiz a escolha certa: meu médico é fofésimo!!! Eu gostei não só do jeito dele, mas também percebo que tem muita segurança no que faz. E isso ME dá segurança.
Bom, ele disse que não é o fim do mundo não ter emagrecido nas férias, já foi bom resultado não ter engordado... Viu como ele é bonzinho??? hahahah
E já me passou o pré: são 2 dias fazendo dieta líquida e 10 horas em jejum absoluto antes da cirurgia. Disse que eu devo caminhar já no dia seguinte à cirurgia, e que só não vou poder dirigir por uma semana e carregar peso por um tempo (não lembro quanto tempo...).
A secretária dele já mandou a papelada para a Sulamérica e eu estou só esperando a aprovação... Me disseram que não costuma dar problema, o único detalhe é que de qualquer forma a Sulamérica opera por reembolso, o que significa que vou pagar primeiro (deve dar uns 10 mil... tô lascada!) e depois eles me reembolsam.
Básico nessas horas: vou ver se "papai" me empresta ou vou fazer um empréstimo no banco com a primeira parcela para dois meses. Assim, quando eu tiver que pagar a primeira, já tenho o valor para quitar a dívida.
Gente, que rolo!!! Mas vale para realizar esse sonho...
beijocas à todas!

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Faxina!

Gente, sabe que emagreci um pouquinho? E não é porque estou seguindo corretamente a dieta do médico não... Estou me acabando para limpar a casa nova!!!
Eu tenho um prazer TÃO grande em ver minha casinha ficando limpa, que andei pensando que deveria encontrar uma atividade física que me proporcione muito prazer... Papo de louca, né? hahahahah
Deixa eu explicar: há tempos tento caminhar, fazer academia, fazer hidroginástica, nadar, etc., e não gosto de nada disso!!! Pensei em correr (já que está na moda...), mas não deu certo, achei chato. Então comecei a pensar que sou um caso sem solução... Não gosto de me exercitar!!! Por isso a empolgação em relação à limpeza: o prazer está no resultado... Como não consigo gostar de me exercitar só "para estar mais saudável", talvez eu devesse buscar um esporte, ou luta, porque assim há um objetivo além do exercício, entende? Sei que no começo vai ser meio estranho, afinal estou bastante fora de forma. Mas se eu tiver na atividade o mesmo entusiasmo que tenho para fazer limpeza aqui em casa, então tô feita! Vou começar a buscar informação sobre diferentes esportes e lutas aqui em SP...

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

As jacas da vida...

Ai, ai... Gente, que desastre! Eu sou mesmo uma comilona...

Agora estou usando a mudança para a casa nova como desculpa para não fazer dieta... Eu SEMPRE tenho uma desculpa, e ultimamente não faço dieta nunca..! Como é fácil descanbar total e comer um monte de porcaria...
Fico um pouco desanimada... Eu deveria estar fazendo a dieta pré-operatória que o médico mandou, e quem disse que eu faço?
Até que comecei bem, mas agora a rotina vai me levando e eu vou deixando de lado todas as minhas obrigações. Justamente esse tipo de atitude me trouxe ao IMC 40... E é por isso que resolvi fazer a cirurgia, para dar uma quebrada nessa indisciplina que se instalou nos últimos anos. A idéia é começar de novo, repensar a minha relação com a comida e poder encontrar formas mais eficientes de enfrentá-la.
Vai ver eu preciso mesmo criar "vergonha na cara"...
Fico com uma raiva... Pôxa, consigo me dedicar na boa ao meu trabalho (e olha que trabalho no atendimento à crianças vítimas de abuso), amo o que faço e procuro fazer o melhor; me dedico quase integralmente à educação do meu filho (estou envolvida com a escola dele e sempre troco informações), procuro fazer o melhor possível sempre. O que me frustra em relação à dieta é que SEI que não estou fazendo o melhor possível... A comida continua sendo meu escape, e eu não consigo sair do lugar de gorda!
Mas amanhã é um novo dia... Sempre há a chance de recomeçar.. Vamos ver se volto em alguns dias com a dieta retomada...
bjs!

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Tudo marcado!!

Bom, remarquei minha cirurgia para o dia 18/02/2010 às 17:00hs. Estou MUITO feliz, mas agora o medinho tá batendo mais forte... Sabe aquelas perguntas do tipo: "mas será que eu preciso fazer a cirurgia?"
E eu SEI que sim, pois além do histórico de obesidade (a vida toda, apenas...), venho tentando o tratamento clínico há 3 anos e não tenho obtido a resposta desejada (emagreço um pouco e logo volto a engordar).
Não quero que a dúvida venha bater em minha porta logo agora, afinal são meses pensando no assunto!! Por outro lado, estou começando a ficar chateada com o julgamento das pessoas... Muitas dizem que não preciso e que deveria "tomar vergonha na cara"... Pode??
Estou um pouco cansada de receber esse tipo de tratamento... Não sou nenhuma preguiçosa e muito menos folgada..! As pessoas acham que operar é uma escolha fácil... Que ilusão! Vejo pelo blog de algumas amigas que a cirurgia não faz milagre, mas dá a oportunidade de lutar de uma maneira mais justa contra a obesidade, pq todos os mecanismos biológicos envolvidos na obesidade são injustos, é uma luta que perdi muitas vezes em minha vida.
Enfim, esse é o desabafo de uma futura operada... Tenho certeza que esse será um ponto de mudança em minha vida, independente do que pensem uns e outros.

Bjs à todas borboletas e futuras borboletas! Só a gente sabe o que passa...!

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Mais mudanças

Resolvi fazer minha cirurgia com o Dr. Libanori no Hospital Albert Einstein. Meu convênio cobre e eu estou gostando muito do trabalho dele e da equipe. São bastante atenciosos e trabalham em equipe do começo ao fim, por exemplo, antes da cirurgia a equipe toda se reúne comigo para tirar dúvidas, últimos esclarecimentos e preparativos pós-cirurgia. Além do mais, o Dr. Libanori não coloca DRENO!!! E de tanto que li reclamações sobre o dreno, realmente me animo em não ter que passar uns dias com essa coisa no meu corpo!
Eu acabei gostando muito dessa forma de trabalhar, então decidi fazer a cirurgia com ele; mas em função da mudança para a casa nova, acho melhor deixar a cirurgia para o dia 15 ou 16 de fevereiro, e não mais dia 02/02.
Como eu já havia combinado com o médico que faria dia 02, vou ver se é possível mudar a data... Se não for, paciência... Mas seria bom sair do hospital e já ir para a minha casinha, mais tranquila... Enfim... É isso... Não tenho mais novidades... Beijos!

domingo, 10 de janeiro de 2010

Ano novo, Casa nova, Corpo novo!!!

Ando meio sumida daqui porque estou organizando mudança... Vou mudar para uma casinha linda e só consigo pensar nisso... Estou louca para mudar porque estou saindo da casa dos meus pais... Isso mesmo: apesar de casada e com filho, não tinha grana para bancar uma casa, então morava "de favor"... Ninguém merece!
Minha mãe é uma fofa, nos trata super bem (até demais!), mas eu realmente quero minha casinha!!!
Finalmente em 2010 as coisas já entraram nos eixos, eu e meu marido conseguimos bancar nossas contas, inclusive aluguel.
Preciso até decidir se faço a mudança toda primeiro e depois a cirurgia, ou sei lá... Ai, ai, ai.... Estou TÃO feliz!!! 2010 já começou ótimo: cirurgia marcada (ou seja, minha promessa de muitos anos de emagrecer irá se realizar!), casa nova, emprego novo... Tudo novo!!!!!
"Você não sabe quanto eu caminhei/ pra chegar até aqui..." (Cidade Negra)
Foram anos lutando para conseguir dar conta disso tudo... Então agora a sensação de vitória é proporcional às dificuldades que passei.
Essa é definitivamente uma nova fase em minha vida. Graças à Deus!

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Viagem e "jacadas"

Fui dar uma voltinha por Fortaleza entre Natal e Ano-Novo e já voltei... Ai que terra boa... Um sol gostoso... Aí volto para SP e é só chuva!! Ninguém merece!!!
Bom, me esbaldei na viagem e ... jaquei total.... Quero morrer de raiva: engordei 1 quilo!!!!
E eu achando que estava fazendo bonito, sem exagerar, não comi doces, não belisquei o dia inteiro... Mas com certeza saí da linha, senão não teria engordado 1 kg. Mas agora é bola pra frente e voltar a comer com moderação, seguindo as instruções do nutri...
Meu pai ficou tão empolgado com a minha decisão de fazer a cirurgia que me convidou para passar esse fim de semana num spa com ele... Eu ODEIO spa, mas como é parte do preparatório para a ciru, tá valendo.
Gostaria de estar pesando 95kg no dia da operação, pois este era um peso alto, mas melhor do que o atual: 101kgs. Espero que este seja um ano de muitas "borboletadas" para todas!!!!
beijos.